segunda-feira, 31 de março de 2014

O FRACASSO NO CASAMENTO DE JOHN WESLEY - por Nathan Busenitz*[i]




John Wesley (1703-1791) é conhecido na história da igreja como o fundador do Metodismo. Seu compromisso com o Evangelho Bíblico, seu zelo pela pregação do evangelho e sua habilidade em fazer com que o movimento Metodista brotasse são traços que merecem nossa atenção. Sem contar que essas habilidades foram as primeiras faíscas usadas por Deus para atear fogo na Inglaterra da metade do século XVIII, trazendo um avivamento evangelístico (avivamento esse paralelo ao Grande Despertamento na América do Norte). No que diz respeito a ser um homem que foi usado por Deus, existem muitas coisas que podemos aprender com o Exemplo de Wesley. Seu casamento, por outro lado, deixou um legado diferente, que é digno de ser levado em conta, mas não por bons motivos. John Singleton, um autor metodista, explica:


A história do casamento de John Wesley é uma narrativa cautelosa no diz respeito às raizes do Metodismo, e que merece destaque nos dias atuais especialmente na vida de casais onde os cônjuges se tornam tão envolvidos com as coisas da igreja que falham em dedicar tempo e espaço suficientes um para o outro.

 Wesley e Mary Vazeille, viúva e mãe de quatro filhos, casaram-se em 1751. Em 1758 ela o deixou, incapaz competir com o tempo e devoção de Wesley dedicados ao florescente Movimento Metodista. Molly, como era conhecida, voltou para Wesley, e deixou-o por várias vezes antes de se separarem definitivamente.

            Por causa das viagens constantes de seu marido,Molly se sentia cada vez mais negligenciada. Ela começou a sentir ciúmes de seu marido, que frequentemente estava fora de casa. Além disso, ela começou a suspeitar das relações amigáveis que Wesley mantinha com diversas mulheres que faziam parte do movimento Metodista. Wesley fez pouco para diminuir as suspeitas de sua esposa.

            Consequentemente, o casamento deles era cheio de empecilhos, revela Stephen Tompkins em sua biografia sobre a vida de Wesley. Aqui estão alguns breves episódios retratados no livro:


Quando Wesley fez uma viagem missionária à Irlanda em 1758, Molly relatou que as palavras com que seu marido a deixou foram as seguintes: ‘ Espero nunca mais ver sua cara perversa. Quando Wesley voltou para a Inglaterra, eles brigaram violentamente, pelo fato de Wesley ter se recusado a mudar seus hábitos de escrever cartas afetuosas para outras mulheres, o que fez com que Molly o acusasse de adultério e invocasse para ele todas as maldições de Gênesis à Apocalipse.


O único registro do casamento de Wesley com Molly é do mês de dezembro de 1760, quando ela disse que Wesley saiu mais cedo de uma reunião com uma mulher de nome Betty Disine, e ainda foi visto com ela na manhã seguinte. Molly  disse a ele, de maneira afetuosa, para desistir de correr atrás de outras mulheres pois o seu caráter está em jogo.

            Em 1771, Molly anunciou que estava deixando John outra vez. No dia 23 de Janeiro, a revista Journal registrou “Por uma causa desconhecida por mim, minha esposa partiu para New Castle com o propósito de nunca mais voltar. Eu não a rejeitei, eu não a mandei embora, e eu não vou atrás dela.”.  

            Muitos outros episódios como estes podem ser citados. Mas como o último trecho revela Wesley não estava triste pelo fato de que sua esposa foi embora. O transtorno no casamento deles começou três meses depois da cerimônia, e acabou em uma separação definitiva. O que é ainda mais triste é que Wesley só soube da morte de sua esposa quatro dias depois que ela morreu. Comentando sobre o casamento trágico do fundador do Metodismo, Singleton trás a seguinte questão:

A lacuna entre marido e mulher aumentou emocionalmente e fisicamente até um ponto de não ter mais volta. Se você tiver a oportunidade de visitar a Capela Wesley em Londres, você verá, entre os artefatos na casa de Wesley, sua escrivaninha cheia de compartimentos escondidos. Foi exatamente nesse móvel que Molly leu as cartas de Wesley para suas ‘queridas irmãs’, interpretando e construindo de forma errada a linguagem enfeitada que denotava afeição, o que serviu de combustível para aumenta as chamas do ciúme.


O fracasso no casamento de Wesley é algo triste, porém nos trás a ideia da humanidade dele. Nessa ocasião, e em muitas outras, Wesley revela suas lutas interiores acontecendo por trás de seu regime implacável de viagens, trabalho pastoral e pregação da palavra. Tem que haver uma lição para todos nós ai.


De fato, o fracasso no casamento de Wesley se configura em um aviso sóbrio para qualquer homem que pretende ser pastor, e para os que já são. Para aqueles que se sentem tentados a confundir as prioridades dadas por Deus, o exemplo negativo de Wesley nessa área de vida conjugal deve ser um poderoso chamado para despertar. A Palavra de Deus estabelece padrões elevados para aqueles que são líderes de alguma igreja. Entre as qualificações para ser líder está uma vida familiar estruturada.

            Como eu costumo lembrar meus alunos nas aulas do seminário, você pode perder seu ministério e manter seu casamento, mas você não pode perder seu casamento e manter seu ministério.







[i] * Nathan Busenitz  serve como Pastor Na Grace Church ( Igreja da Graça)  e ensina teologia no Seminário  em Los Angeles
extraído de http://thecripplegate.com/john-wesleys-failed-marriage-reprise/ e traduzido por Carolyne Silva, aluna do 6º período do curso de Letras Língua Inglesa -UFCG.

44 comentários:

Anônimo disse...

John Wesleyana estava levantando um trabalho e isso é natural as irmãs se achegarem ao Ministro a mulher tem que reconhecer,principalmente se viajar.

Unknown disse...

O texto abaixo é completamente diferente do texto acima, em suas intenções, conclusões e propósitos! Vale a pena conhecermos um pouco mais da história de John Wesley antes de tirarmos quaisquer conclusões!

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj_rI_IuY7KAhWBD5AKHcUiCckQFggkMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.metodistavilaisabel.org.br%2Fartigosepublicacoes%2Fdescricaocolunas.asp%3FNumero%3D1777&usg=AFQjCNHIZbUHIJ1KMGOGlX7UsP9jw817iQ&sig2=VaTiP3JKyvnLAC06W8tbCg

Anônimo disse...

Esse texto é carente de credibilidade, não tem citações verdadeiras, e até acho um tando idiota para não falar inverídico,
se essa pessoas orasse o tanto que João Wesley Orou, e pregasse o tanto que ele pregou, e fosse capaz de tirar o alcoolismo de um país somente em pregação como Wesley fez espero que se fizesse 01% seria bem melhor de que escrever textos sem um minimo de decência. Dr. Valdivan Leonardo dos Santos, Ph.d Teólogo Metodista.

Unknown disse...

Sinto em dizer mas tais afirmações não condizem com os frutos que John Wesley apresentou entre os homes e diante de DEUS. Segundo o texto descrito acima, da a entender que Wesley além de negligente com o casamento ele também era adúltero, o que aos olhos do SENHOR isso é totalmente repugnante. Nenhum ministério com tais frutos sobreviveria por tanto tempo debaixo e um pecado como este. Discordo deste texto e sugiro que pesquise mais, incluindo em suas pesquisas o link postado no comentário acima que está muito mais detalhado em suas informações.

Unknown disse...

Oi fiquei um.pouco em duvida sobre jhon wesley

Paulo Freitas disse...

Texto sem credibilidade. Estudo Wesley, inclusive suas fraquezas e falhas, e aqui só vi uma tentativa de denegrir a imagem de Wesley. Por exemplo, J. W. diz em seus diários que a mulher foi embora três vezes, e duas ele foi atrás e a buscou, porém na terceira ele mesmo já a havia avisado de que não iria mais. Além disso ela já sabia como era a vida de Wesley, e ele disse para ela antes do casamento que jamais deixaria de pregar um só de seus sermões, e mesmo assim ela aceitou, mas depois de casada ela mudou. Consta até que quando ela ficava doente ele saia de onde estivesse e ia ficar e cuidar dela. Posso citar vários historiadores que confirmam isso.

Unknown disse...

Da nojo de ler e ver alguns querendo fazer do Wesley um anjo.

valdivan disse...

A Igreja Metodista Bíblica esta disposta em receber todos os seus Membros expulsos e que não aceita o liberalismo, neo pentecostalismo na Igreja Metodista do Brasil, e conclama a abertura da Igreja Metodista Biblica em seu Municipio maiores informações 66-999382247

Embaixada Charles H. Spurgeon disse...

Muitos se sentem escandalizados por idolatrarem John Wesley.
Mas esquecem que ele foi um homem cheio de pecados, como qualquer outro homem.
Perfeito, somente Jesus Cristo !

Leofaria disse...

Mais nojo dä de quem não conhece o legado dele e escreve besteira.

Leofaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leofaria disse...

Idolatrar não,honrar quem merece honra!Existe o pecado no homem natural ,agora o cheio de pecado fica que você diz que caia na sua conta.

Leofaria disse...

Então o texto produziu o fruto que desejava em você.

Ranieri Carlos Luz de Araújo disse...

O texto carece de mais fontes. No mínimo tem a missão de desfazer a gloriosa vida de Wesley

Carlos disse...

De fato Wesley era falho como todos nascido de mulher. Mas não consigo entender essa história,de um homem totalmente zeloso quanto ao viver Cristao. E impossível um pé de laranja, dar limão!!!

Unknown disse...

O pastor charles swindoll também diz que no casamento ,wesley foi negligente.

Unknown disse...

Não existe homem no mundo capaz de satisfazer totalmente uma mulher, é difícil ser um ministro da palavra sem a compreensão da esposa!

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Li anteriormente uma descrição da vida de John Wesley longa, detalhada e com referência de registros históricos que em nada confirmam o comentário breve, pessoal e sem bases em registros históricos, ou sem referi-los
Parece que o intento de quem publicou foi maximizar e distorcer as fraquezas humanas de John Wesley, ao passo que não se dedicou a narrar seus extraordinários feitos no Senhor que duraram pouco mais de meio século e influencia a igreja cristã até hj
Refuto totalmente o comentário como o espírito que está por traz dele

Unknown disse...

Só corrigindo, o que li anteriormente foi uma descrição não sobre a vida num todo, mas a vida amorosa e casamento de Jhon Wesley

Unknown disse...

É incrível como tentam destruir de qualquer maneira a imagem de um homem de Deus, que já morreu tá no seio de Abraão, e dois séculos depois ainda desperta inveja hein pessoas que são incapazes de realizar um mínimo e o que ele fez, espera gente, curiosidade vai ser saciado quando nós nos encontrarmos com ele, se é que isso vai acontecer um abraço a todos

Anônimo disse...

O único homem perfeito na terra foi Jesus Cristo e só!!!

Monalissa disse...

Ele era um ser humano, quantas pessoas hoje em dia tem ministerios lindos porem a familia esta com problemas e o casamento a ruínas, somos humanos.

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Espero que se dor verdade , ele tenha se arrependido a tempo

Anônimo disse...

Graças a Deus que a Salvação é pela graça, e Deus usa quem ele quer! Não é porque uma pessoa foi usada por Deus que ela nunca vai errar.

Anônimo disse...

O nosso problema é querer julgar os outros, Deus usa quem ele quer, faz como quer, Ele é Soberano, e o desejo Dele é Salvar e ele vai nos usar sim, não importa como estejamos, ele só espera que nos arrependermos, Deus usou Jonh Wesley não tenho dúvida, mas se ele foi negligente no casamento, possa ter sido sim, o nosso problema é fugir dos princípios do Senhor! E ele vai julgar cada um e dar aquilo que merecemos! A Salvação é graça não mérito, pois ninguém merece nada! É dom de Deus!
Não, estou julgando Ele nem a ninguém!
Mas, agente esquece, que tudo é por Ele, e Para Ele, são todas as coisas, nós não temos poder de nada, tudo é do Senhor!

Unknown disse...

é necessário prestarmos a máxima atenção com os argumentos quando queremos contribuir para um determinado assunto.

creio que que o assunto aqui tratado, refere-se apenas a uma esfera da vida do nosso estimado irmão.
John foi um grande pregador, de fato! um homem usado por Deus, como muitos que nós conhecemos e somos abençoados por Deus por aquilo que o Espírito Santo efetuara em suas vida.
No entanto, é imprescindível que tenhamos informações congruentes, credíveis, antes de as publicarmos, no sentido de não ofendermos a reputação dele, por outro lado não devemos nos apegar nos seus feitos para negarmos as suas falhas, é possível que o irmão wesley apesar do legado que temos, tenha tido os problemas aqui referidos, sejamos prudentes em nossos em comemntários.
paz seja com todos.








Anônimo disse...

Não, quando o encontrarmos na eternidade nem nis preocuparemos com tal futilidade, parecendo "casos de familia" do sbt. Isaias 65.17-20 diz qye não lembraremos das coisas passadas.

Anônimo disse...

Uai! Vc diz que o Senhor "vai julgar cada um e dar aquilo que merecemos" e logo em seguida diz "...ninguem merece nada". Creio nessa sua última afirmativa.

Paula Andrade disse...

Verdade. Detalhe foi tentado mas nunca pecou , sofreu e nos ensinou que é possível viver uma vida santa.

Anônimo disse...

É por isso que Paulo disse, é melhor que não se case. Isso porque existe questão conjugal tambem é uma relação para glória de Deus, a primeira igreja e você e seu conjugê. O homem precisa trazer o sustento e afeto a esposa. Necessidades sexuais até para evitar tentações como paulo diz. Há quem tem o dom da castidade e há quem não tem, os casais devem ser parecidos nessa área.

Anônimo disse...

É porque Deus é mesmo bom, mas na verdade, Wesley falhou.

Anônimo disse...

Com respeito ao João Wesley,digo que foi um respeitável pregador. Mas nada justifica o fracasso de um casamento.
Principalmente que ela o alertou quanto as cartas carinhosas para membros mulheres, que acho errado. Poderia ter parado e ouvido os conselhos dela
Contudo não o julgo nem o absorvo. Deixo isso com Deus. Mas idolatria jamais. A verdade é a palavra de Deus,que é verdadeira.

Anônimo disse...

Gente, quem vai acreditar nesse texto? Eles denigrem até a imagem de Jesus Cristo,tem vídeos no YouTube falando que Jesus foi um fora da lei ,e que tinha caso com Maria Madalena, é de dar nojo

Anônimo disse...

A verdade é que o homem pode ser talentoso e ter o dom de pregar. Mas se não buscar a libertação das fantasias sexuais, a esposa nunca lhe suprirá. Ele vai viver sempre em conflitos.

Aurea disse...

Fez grandes coisas, Mas não era perfeito...

Anônimo disse...

Davi cometeu adultério, mandou matar um homem, mesmo assim foi um homem segundo o coração de Deus. Moisés matou um homem, mesmo assim Deus o escolheu como um profeta e libertador. Todos pecamos.

Anônimo disse...

Se foi ou nao bom marido, e daí? Ninguem é perfeito mesmo! Só Jesus! Nao quer dizer q ele tinha prazer em fracassar como marido. Provavelmente era algo q ele lutava internamente. Nunca saberemos. De qq forma continuamos aprendendo com ele, no q devemos e no q Nao devemos fazer. Simples assim!

Anônimo disse...

Nós temos muitas dificuldade em entender jesus Cristo.Jesus veio para da honra a quem não tem honra

Anônimo disse...

A pessoa que escreveu esse texto, não denegriu a imagem de Joao , Se Joao chamou a esposa de perversa, é porque ela que maliciava as cartas dele como sendo afetuosas, o senhor o usava da mesma maneira para falar com homens e mulheres … uma parte do texto ele ainda escreve
“Foi exatamente nesse móvel que Molly leu as cartas de Wesley para suas 'queridas irmãs', interpretando e construindo de forma errada a linguagem enfeitada que denotava afeição, o que serviu de combustível para aumenta as chamas do ciúme.”
O que aconteceu é algo claro, joão se mantinha no seu chamado mas sua esposa não confiava nele, interpretava de forma errada e sentia ciúmes
“Na palavra diz que o verdadeiro amor não arde em ciúmes”
João continuou seu ministério para o qual foi chamado, por isso Paulo dizia que era melhor não casar!!!
Independente da culpa em joão, esse casamento foi frustrado e isso é um fato, senão não haveria divórcio
Eu complemento a nota final de conclusão do autor que diz que é melhor largar um ministério do que frustrar um casamento, realmente casamento faz parte de um testemunho, mas nesse caso sigo a opinião de Paulo, se foi chamado para um ministério seria melhor nem ter casado!!!!

Anônimo disse...

Contra fatos não há argumentos.O Cara não é perfeito como nenhum de nós.Aconteceu ué.O Cara dedicou sua vida mais ao ministério do que ao casamento. Acho que foi o maior erro dele .Devia ter casado como uma donzela e seria muito mais feliz

Anônimo disse...

Não acho isso . Só expos verdades .O Casamento deve vir primeiro que o ministério.Se não, não case . Simples

Anônimo disse...

Não quer que os Metodistas confirmem a História né?? Kk mas acho que não o diminui em nada .Ele não é Jesus .E teve seus erros como qualquer um de nós

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...