terça-feira, 25 de março de 2014

15 Sugestões para pregadores


  1. Pregue doutrinariamente: Não só ensine doutrinas Bíblicas como a justificação e santificação nas reuniões de Domingo pela manhã. Pregue tais doutrinas também em reuniões de louvor e adoração.
  2. Pregue de forma discriminatória: se dirija tanto a crentes como não crentes em sua pregação. Não pense que todo mundo em sua congregação está salvo, mas também não pense que ninguém é salvo.
  3. Pregue de forma aplicável: Aplique o texto abordado aos seus ouvintes. Ajude-os a aplicar a mensagem em sua vida diária, usando, por exemplo, ilustrações práticas. Lembre-se que um sermão sem aplicação é igual a uma palestra. Você está pregando a Palavra de Deus, e não dando uma palestra.
  4. Pregue com clareza: Organize seus pensamentos. Evite palavras de significado complexo. Leve em consideração que existem crianças em sua congregação. Se você tiver que usar uma palavra significativa para a pregação, como Justificação, explique usando palavras de fácil entendimento.
  5. Pregue de forma a expor o evangelho: Sim, pregue contra o pecado, mas não pare aí. Pregue sobre salvação também. Se você pregar assuntos concernentes a Lei e não pregar o Evangelho, você vai causar desespero em seus ouvintes. Além disso, não pense que o Evangelho é endereçado apenas à não crentes. Cristãos também precisam do Evangelho para sua santificação.
  6. Pregue com poder: Pregue com a unção do Espirito Santo, como o apostolo Paulo disse: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa, fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” ( 1 Cor. 2:4,5)
  7. Pregue em oração: Ore antes, durante e depois de sua pregação. Seja humilde e reconheça que sem a ajuda de Deus você não pode fazer nada. Reconheça que só Deus pode mudar os corações de seus ouvintes.
  8. Pregue com expectativa: Lembre que para Deus nada é impossível. Tenha esperança de que Deus fará coisas tremendas – salvando os pecadores e santificando os santos – confie que a palavra de Deus não voltará para Ele vazia. Ele pode até usar sua pior pregação para realizar o Seu mais perfeito plano.
  9. Pregue persuasivamente: Mostrar que o que você está a proclamar é a Palavra de Deus. Anunciar “ Assim diz o SENHOR” . Além disso, não tenha medo de proclamar as verdades de Deus, mesmo que ao fazê-lo alguns dos seus ouvintes talvez se sintam ofendidos.  Você prega para agradar a Deus e não aos homens.
  10. Pregue apaixonadamente: Não ame apenas pregar, mas ame aqueles para quem vocês estão pregando. Se você ama a sua congregação, você irá alimentá-los com alimento espiritual nutritivo.
  11. Pregue com fidelidade: Seja fiel aos textos usados na pregação.  Não leia o texto apenas e depois o deixe de lado. Use o texto. Exponha-o.  Pregue a partir dele.
  12. Pregue com seriedade: Pregue dessa forma porque a palavra que você está pregando é sagrada. O Deus que te chamou para pregar é Santo. Sua mensagem é uma questão de vida e morte, céu e inferno.  Assim, piadas não têm lugar no púlpito. Pregadores não são animadores.
  13. Pregue de forma Cristocêntrica. Aprenda com Paulo que disse: “ Eu (...) fui ter convosco , anunciando-vos  o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria . Porque decidir nada saber entre vós senão a Cristo e este crucificado. “ ( 1 Cor 2: 1,2) Nas palavras do pregador Puritano William Perkins (1558- 1602) “ Pregue o Cristo, por Cristo, para glória de Cristo.”]
  14. Pregue exemplarmente: Viva o que você prega. Demonstre santidade, não hipocrisia. Reconheça juntamente com Robert Murray M’Cheyne (1813-1843) “ A maior necessidade do meu povo é a minha santidade pessoal”.
  15. Pregue Soli Deo Gloria: O seu objetivo final na pregação é glorificar a Deus. Nunca tente tomar a glória que pertence somente a Deus. Cante com Fanny J. Crosby (1820- 1915) “À Deus seja a glória, grandes coisas Ele fez”.
Oh Senhor, ajude-me a pregar! 

Texto extraído de http://biblicalspirituality.wordpress.com/2014/03/06/15-pointers-for-preachers/?blogsub=confirming#blog_subscription-3.

Tradução de  Carolyne Silva, aluna do 6º período do curso de Letras Língua Inglesa -UFCG.

P.S. Este é o primeiro trabalho que a Missão Federal realizou na traduções de texto, com a finalidade de disponibilizar textos de qualidades para a língua portuguesa e produzir a edificação do corpo de Cristo.

Soli Deo Glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...