segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quanto vale sua palavra?

Existem alguns pontos da teologia que são bem pouco apresentados. Quantas pregações você já ouviu sobre a gula, sobre economia, ou sobre como guardar o Dia do Senhor? Mas essas coisas estão na Bíblia e precisam ser ensinadas.

Hoje eu vim falar de um tema também pouco comentado, sobre a palavra. Não, não é sobre a palavra de Deus. É sobre a sua palavra mesmo. Você já parou para refletir sobre o que a Escritura diz sobre a sua palavra leitor? Vamos tentar algumas reflexões rápidas para deixar você pensando sobre o assunto, e que Deus trabalhe em sua alma para não mais cair em alguns pecados que passam despercebidos, mas que não deixaram de ser pecado.

Eclesiastes 5.2 e 4: Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante da Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; sejam poucas as tuas palavras. Quando a Deus fizeres algum  voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.

Salmo 15.1 e 4b: Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que jura com dano próprio e não se retrata.

Aqui vemos um claro princípio Bíblico: Se disse, então faça.
E aqui eu pergunto, você tem cumprido aquilo que você se compromete a fazer?
Imagino que você possa estar arrumando aquela bela desculpa nesse momento e pensando: Não, mas essas passagens se referem a juramentos formais. Eu não costumo prometer nada.

Jesus no sermão do monte dá uma melhor explicação para muitos princípios espirituais do Velho Testamento que não são bem compreendidos. E esse é um dos pontos mencionados.

Mateus 5.37: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que passar disso vem do maligno.

Tendo uma melhor compressão sobre o que é o sermão do monte, e levando em conta o contexto dessa passagem, uma das coisas que o Senhor Jesus ensina aqui é: "Você não precisa e não deve fazer juramentos a Deus ou aos homens, pois cada palavra sua, como meu seguidor, já deve ter o peso de um juramento".


Em muitas partes de Escritura nós vemos a importância que Deus dá a Palavra dEle. E não foi Ele quem disse: "Sede santos, porque eu sou santo." ? Não foi pela Palavra dEle que tudo foi criando? Ele falou e tudo se fez. Não é pela Palavra que Ele ensina e de onde podemos conhecer seus maravilhosos atributos. Ao analisar o que a Escritura ensina sobre isso você vai chegar a uma conclusão:
 Aquilo que Deus fala é aquilo que Ele é. Assim como aquilo que você fala é aquilo que você é. O pronunciar transmite a própria essência do ser.
Lucas 6.45b: Porque a boca fala do que está cheio o coração.

Quero que você reflita sobre algumas implicações práticas dessa doutrina, postas em ordem lógica: Pense, valorize, utilize para o bem.

1. Como você tem lidado com sua sua própria palavra? Você se apressa a dizer coisas e não as cumpre? "Amanhã começo a estudar", "Vou fazer um regime", "Segunda-feira entro na academia", "Vou orar por você esse mês todo", "Vou acordar cedo", "Vou ler 3 capítulos da Bíblia todos os dias"...
Se você tem falhado em cumprir sua palavra. Não importa com que boa intenção você disse essas coisas, você tem pecado contra o Senhor.
Então primeiro de tudo:

Preste mais atenção no que fala.

2. Você descumpre tanto o que você fala, em tantas pequenas coisas no dia a dia: "Eu ligo para você mais tarde", "Hoje de noite agente sai"...
E você vive rodeado de pessoas que descumprem tanto a suas palavras...
Que você simplesmente tem dificuldade em confiar nas pessoas. E consequência disso, você acaba por confiar menos naquilo que o próprio Deus fala. E não se engane, nossa relação com Deus é um reflexo de nossa relação com as pessoas. Basta uma lida rápida em 1 João para entender isso.
Você gosta de conviver com pessoas que constantemente dizem que vão fazer coisas e não fazem? Por que alguém gostaria de conviver com você se você faz o mesmo?
Em segundo:

Comece a valorizar sua própria palavra. Faça tudo que diz, sem exceções.

E aqui o Salmo 15 é um tapa na cara ao dizer: Com dano próprio.
Ou seja. Se o cristão fala que vai fazer algo, ou que não vai fazer algo, ainda que consequências negativas apareçam, ele deve cumprir sua palavra.



3. Tiago no capítulo 3 fala que aquele que consegue não tropeça no falar é capaz de refrear o corpo todo. E também compara a língua como o leme de um barco, que sendo pequeno conduz todo o barco que é grande.
Você já deve ter escutado esse texto aplicado a coisas como "Não fale do seu irmão, deixe de fofoca". Mas penso que outra coisa, talvez mais importante, estavam na cabeça de Tiago ao escrever essa passagem. Veja a comparação que ele também faz com o leme. Em resumo o ensino é:

Se você cumpre aquilo que diz, então lute contra o pecado.

E é bem simples. Depois que você já tem cuidado naquilo que fala, e que você já tem em alta conta sua própria palavra, decida e diga que vai fazer alguma coisa. Comece pequeno e vá aumentando: "Senhor, não vou falar mal de ninguém por uma semana.", "Agora por duas semanas Senhor", "Esse mês todo vou ler a 3 capítulos da Bíblia por dia, ainda que eu vá dormir mais tarde cansado", "Não vou mais cultivar esse relacionamento que não agrada ao Senhor, ainda que a pessoa fique com raiva de mim", "Vou evangelizar uma pessoa por dia até o final do ano".

Use sua palavra para lutar contra o pecado (dominar todo o corpo) e para se manter em dia com na obra de Deus. Mas antes tome cuidado no que fala e eleve o valor de sua palavra, assim como Deus valoriza a dEle e cumpre o que diz:

Jeremias 1.12: Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Como animo final, mantenha sempre em mente: Deus vai lhe cobrar pelo que você fala.

Uian Sol

1 comentários:

Laís disse...

Ótimo ensinamento!
:D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...