domingo, 27 de maio de 2012

Difícil de estar preparado

Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. (João 16.2)

À primeira vista, esta afirmação parece bem estranha. Exclusão, sofrimento, e morte foram as coisas que o Príncipe da Paz antecipou aos seus discípulos. Aos invés de serem aceitos com gratidão e as pessoas darem crédito à sua mensagem, os discípulos seriam odiados, maltratados com desprezo e mortos pelo mundo. E, pior do que tudo isso, seus seguidores convenceriam a si mesmos de que era correte persegui-los e infligir-lhes as mais cruéis afrontas, em noma da religião.

Esta profecia se realizou com toda veracidade. Assim como todas as demais profecias das Escrituras, esta se cumpriu palavra por palavra. Os Atos dos Apóstolo nos mostram como os judeus incrédulos perseguiram a igreja primitiva. As páginas da história revelam os terríveis crimes praticados pela Inquisição. As crônicas da Europa mostram como os piedosos reformadores foram queimados, devido às suas convicções espirituais, por homens que declaravam fazer tudo que podiam, motivados por seu zelo em favor da pureza do cristianismo. Ainda que parecia impossível e inacreditável naquela ocasião, o grande Profeta da igreja comprovou sua autenticidade no fato de que, assim como os todas as suas outras afirmações, Ele predisse nada mais do que a verdade.

Não devemos ficar surpresos ao ouvir que os crentes são perseguidos, de uma maneira ou de outra, em nossos dias. A natureza humana continua a mesma. A graça divina nunca foi realmente popular. Se os verdadeiros filhos de Deus confessam a Jesus como Senhor, a intensidade de perseguição que ele têm de sobre mesmo agora, nas diversas áreas de suas vidas, é maior do que as pessoas do mundo imaginam. Somente conhecem a natureza da perseguição aqueles que a vivenciam, na escola, no trabalho, em casa, etc. "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3.12).

Meditações no evangelho de João - J. C. Ryle

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...