quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dicas práticas para um novo ano (ou: Tome vergonha na cara!) - Uian Sol

Olá navegante, não sei como você veio parar aqui, se procura alguma informação para sua alma ou se não tinha mais nada há fazer num diazinho monótono. Mas se aqui estás esse texto é para você.

Estou escrevendo especialmente para você que não teve assim um excelente ano. Você que passou boa parte do ano com cara de que está tudo bem quando nem você mesmo sabia como estava de verdade. Você que está fazendo um monte de votos pessoais de que vai estudar mais, ser mais responsável, ficar menos tempo na internet e lá no finzinho da lista ler mais a Bíblia e orar. Para você que durante muitos dias deixou seu devocional para a hora de dormir e ficava caindo de sono. E até você que correu, correu e correu e agora que deu uma pausa não sabe bem aonde chegou.

Vou já avisando que esse texto por si só não vai mudar sua vida, eu não sou mágico. O que você precisa é da ação do Espírito Santo e uma boa dose de vergonha na cara. E é nesse segundo que pretendo lhe dar uma ajuda.

Existem verdades que temos que lembrar de temos em tempos na nossa vida. Dias atrás essa frase me chamou atenção:

"Nós humanos, tão sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa." (Marley & Eu)

Devo dizer que ainda pior é já termos descoberto o que importa mas não cuidarmos. Provavelmente você já sabe tudo que tem que fazer, assim optei por dar alguns conselhos práticos. Não estão em ordem de importância.

1. Sua vida está muito corrida, estudo, trabalho, inglês, facebook, namoro, e você chega ao final do dia sem mais cabeça para nada e ai sim vai fazer um devocional. Essa cena está comum na sua vida? Inverta a ordem, busque ao Senhor ao início do dia e peça por auxílio para conseguir fazer tudo que precisa. Se for preciso sacrificar aquela entradinha na internet depois do almoço para ter um melhor tempo com Deus, FAÇA.

2. Há muitas coisa que não são pecado, como escutar músicas “não gospel” ou assistir um filme. Mas se você dedica tempo demais as essas coisas sem equilibrar com outras que lhe alimentam a alma como um bom livro cristão, você VAI se tornar igual ao mundo. Talvez seja o tempo de parar um pouco, avaliar suas influências e fazer alguns cortes. E sim, vai doer um pouco, mas sem dor não há ganho.
O secularismo em nossas igrejas tem causado mais estragos que muitos erros doutrinários que gastamos tanto esforço combatendo.

3. Você de vez em quando faz coisas que não gostaria ou mesmo que nunca imaginou que pudesse fazer? Não é para menos, olhe as pessoas que você anda. Há pessoas que se deixam levar mais que outras, porém uma coisa é certa, influenciado você sempre será. Ande próximo de pessoas que verdadeiramente amam o Senhor Jesus.

4. Você nunca poderá ensinar se não estiver sendo ensinado. Vejo muitas pessoas cheias de achismos pessoais que não abrem mão de suas convicções para aprenderem a boa e santa Palavra de Deus. Deus mesmo instituiu o ensino, todo cristão por mais experiente que seja deve sempre submeter-se a outros como discípulo, para aprender o viver cristão. Se você não tem humildade para ser ensinado você será sempre pequeno. Procure e não tenha vergonha, alguém mais maduro que você para lhe acompanhar. Seja, também, submisso as autoridades espirituais que Deus colocou na sua vida.

5. Não tente fazer tudo. Procure conhecer aquilo que Deus quer que você faça, através de oração, estudo bíblico e com pessoas maduras na fé. Faça, então, apenas aquilo que Deus diz para fazer. Se você não está dando conta de tudo que tem para fazer na vida então provavelmente há coisas em sua agenda que Deus simplesmente não quer que estejam lá.

6. Pare de reclamar tanto da vida. Não ajuda em nada, gasta esforço e recurso - principalmente mental - e ainda mais importante, é pecado. Gaste energias buscando aquilo que é realmente importante e que é oferecido em abundância, o próprio Deus.

7. Foque no que você tem para fazer hoje para diminuir a ansiedade, que é também pecado. Em geral Deus revela um passo de cada vez. Firme o pé nesse passo, dedique-se ao que Ele colocou em suas mãos hoje e deixe o depois para depois. Aprender a amar o que você faz hoje lhe ajudará nessa tarefa de vencer a ansiedade.

8. Coloque um prazo para seus abismos espirituais. Altos de baixos todos tem, mas não se permita permanecer em baixo por muito tempo. Se passar mais de uma semana espiritualmente ruim, procure ajuda e não se envergonhe. Confesse pecados e ore junto.

9. Aprenda a lutar mas também a desistir. Você comete erros em escolhas e isso não vai parar. Respire, avalie e volte para fazer o certo.

10. Algumas pessoas realmente querem ajudar. Dê atenção para elas. Não tente resolver tudo sozinho. Na multidão de conselheiros habita a sabedoria.

11. Seja feliz como cristão HOJE.

Sempre há mais da graça de Deus para experimentar, mais de sua verdade para aprender, mais da beleza de Cristo para contemplar, mais poder para se usar, mais esperança para nos alegrar, mais razões para nos entregarmos sem reservas ao Senhor Jesus.

Uian Sol

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...