terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que é a GRAÇA de Deus e o que isso implica em minha vida?


"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que renegados a impiedade e paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."
Tito 2.11-14

A graça é um atributo de Deus. Ela não somente caracteriza os tratamentos de Deus para conosco, pertence ao que ele é. Em seu sentido mais comum a palavra graça é traduzida por IMERECIDA COMPAIXÃO DE DEUS. No original grego graça é "charis" que significa "mostrar favor para" sendo usada para indicar uma ação de Deus fica traduzida por FAVOR IMERECIDO. O apóstolo Paulo foi responsável por usar a palavra graça mais de 30 vezes, sendo ele um alvo próprio da graça indizível de Cristo. 

Ao escrever a Tito, Paulo tinha em sua mente a preocupação com a igreja de Cristo, quanto a sã doutrina, enfatizando uma prática cristã adequada ao servo de cristo. No texto em destaque, o apóstolo inicia sua argumentação com a exposição da graça de Deus, nos fazendo entender que ela foi manifesta através de Jesus Cristo, porquanto se entregou por nós "sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8). Neste texto, o apóstolo fala desta mesma graça estabelecendo um contraste entre Cristo e Adão. "Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos." (Rm 5.15). Nesta passagem Paulo deixa claro que a graça de Deus foi suficiente para remir o homem dos seus pecados, lhe concedendo a salvação. Essa graça de Cristo é maior que o pecado e a condenação e que a realização do sacrifício de Jesus nos trás justificação, retidão e vida eterna. Cristo morreu por nós, se sacrificou por nós, ressuscitou por nós, para que hoje vivamos não mais sob o a lei mas debaixo da maravilhosa graça (favor, mercê) de Deus. Brennan Manning em uma de suas obras, O evangelho maltrapilho, escreve: " A palavra Graça em si, tornou-se banal e desgastada pelo mau uso e pelo uso em excesso. Ela não mexe mais conosco da mesma forma que mexia com nossos ancestrais cristãos... A palavra perdeu o poder criativo latente." (p. 19).

Em Efésios 2 encontramos uma das mais perfeitas descrições da graça de Deus: "Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Quando o homem realmente entender que nada merecia e merece além da condenação e aplicar tal conhecimento em seu coração, ele irá experimentar uma vida abundante oferecida pelo Bom Pastor. "Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." (II Co 12.9). O evangelho da graça é o evangelho das boas novas de Deus que liberta o homem do domínio do pecado para que ele habite eternamente ao lado do seu criador e Senhor.

O apóstolo segue aconselhando a Tito a viver em SANTIDADE, pois a graça de Deus nos educa a vivermos por modo digno do evangelho de Cristo. "Educando-nos para que, renegadas a impiedade e paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente" (v. 12). O evangelho da graça mostra quem é o ser humano e sua condição perante o Deus justo, levando o homem a reconhecer que o pecado nos afasta e separa do nosso Deus, em contraste com uma vida piedosa e santa que nos aproxima dele. Mantendo em nossos corações a esperança de Sua vinda "e a manifestação do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (v.13). Ele próprio é nossa esperança, a garantia de que um novo lugar está preparado para todos aqueles que amam a sua vinda (II Tm 4.8). A palavra de Deus nos deixa claro que estamos nessa vida como peregrinos e estrangeiros (I Pe 2.11) e que nossa pátria está nos céus. "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas." (Fl 3.20,21). Quando Cristo vier segunda vez para levar o povo que ele separou e escolheu, nossos corpos serão glorificados, completando assim a transição de um corpo de pecado para um corpo santo através da ressurreição. Segundos estudiosos, "GLORIFICAÇÃO é a obra de transformação que remove de nós todo o pecado e nos coloca num estado de perfeita comunhão com Deus." Passaremos uma eternidade gloriosa ao lado do Deus único que é Senhor de tudo. Paulo diz: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (I Co 15. 19) A plenitude da nossa vida será totalmente satisfeita na eternidade onde estaremos para sempre com Cristo.

Por fim, Paulo remete ao início de seu assunto dizendo que "Cristo se deu por nós afim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." (v. 14) A igreja é o resultado da maravilhosa obra de redenção, um povo separado para anúncio do reino de Deus e de suas virtudes.

Que a graça de Deus nos transforme a cada dia para que sejamos, cada vez mais semelhança de Cristo para a glória de Deus pai.

Em Cristo,
Isabela Cantalice
(@IsabelaFabricia)

2 comentários:

Mari Siqueira disse...

Maravilhoso texto Belinha!

Que Deus seja sempre glorificado com suas palavras!

Enfim, VIVAMOS O EVANGELHO DE CRISTO, com GRAÇA e sensata, justa e piedosamente! o/

Luiz Augusto disse...

Excelete texto Belinha. Bem escrito, Bíblico, maduro, prático e consonante com o meio de comunicação utilizado, ou seja, curto para que todos leiam (diferente de mim, rsrs) e, ao mesmo tempo, longo o suficiente para passar uma mensagem.

Que a graça de Deus manifestada em Cristo nos faça viver de forma sensata, justa e piedosa!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...