sábado, 26 de março de 2011

Pequenas coisas que glorificam o nome de Deus


Segunda-Feira vi uma cena na universidade que refletiu a glória de Deus. Eu estava andando pela universidade em direção à entrada principal até que reparei em uma detalhe muito importante. Reparei que um dos cartazes da Missão Federal estava colado com um durex diferente do que eu havia posto. Imaginei que provavelmente alguém havia passado por ali e visto que o cartaz da Missão Federal havia se soltado e essa pessoa se deu ao trabalho de procurar em seu material um durex para colar o cartaz. Nisso fiquei pensando como uma atitude tão simples conseguiu ser tão importante. Pensei na quantidade de pessoas que poderiam passar por ali, ver aquele cartaz através da atitude dessa pessoa, conhecer a missão federal e ser abençoada. E fiquei parado em frente aquele cartaz admirado, glorificando a Deus por uma atitude tão simples. Não sei se fiz isso porque sou apegado a detalhes ou por sensacionalismo da minha parte, mas o fato é que eu vi a glória de Deus nessa atitude. Afinal de contas, quem foi que disse que as pequenas coisas não glorificam a Deus? Sendo assim, é sobre isso que vamos falar hoje.

Precisamos aprender um principio claro na bíblia que é o de que qualquer coisa pode ser feito para a glória de Deus, não importa o que seja. O apóstolo Paulo certa vez falou "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31). Nessa passagem ele fala de pequenas coisas como comer e beber que podem ser feitas de modo que Deus seja glorificado.  

No ministério da Missão Federal felizmente temos muitas atividades para um servo de Deus se envolver. Alguns pregam, outros ensinam, outros escrevem, outros cantam, outros tocam, outros cuidam da logística da Missão Federal. Contudo, dentro de um ministério sempre há algumas pessoas que fazem tudo para a glória de Deus, e outros que só reclamam. Geralmente são pessoas que quando se pede para fazer algo, acham ruim e fazem tudo reclamando ou por obrigação. Talvez pelo fato de achar algo "pequeno". Agora, por outro lado, se sugeríssemos a essa pessoa um cargo de liderança, ou de ensino, talvez essa pessoa se anima-se um pouco mais. Ficaria feliz em ser útil nas grandes coisas. Mas ai eu fico pensando, será se uma pessoa assim chegaria um dia a fazer algo realmente grande para Deus? Creio que não! Afinal de contas, "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito" (Lc 16.10). 

Davi é um grande exemplo desse princípio. Davi foi um homem que derrotou gigantes, subjugou reinos, guiou um povo, escreveu muitos salmos e, por fim, foi conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Mas quando olhamos para a vida de Davi, vemos antes de tudo alguém que foi servo no pouco. Sobre esse grande homem de Deus a bíblia diz que Deus "escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas" (Sl 78:70). É importante notar que Deus diz que Davi era servo antes mesmo dele ser escolhido como ungido do Senhor. Agora, sabe por que ele foi escolhido e não os irmãos dele? Porque Davi, enquanto cuidava do rebanho de seu pai, fazia aquilo para a glória de Deus. Ele era um servo que cultivava um relacionamento com Deus nas pequenas coisas como ser obediente aos seus pais no trato com as ovelhas. Nisso Deus escolheu a Davi para grandes feitos!

O grande problema é que muitas vezes não nos contentamos com o pequeno e queremos somente fazer o que for "grande" para Deus. Geralmente pessoas assim pensam que faria tudo melhor... pregaria um sermão melhor do que o pregador, daria uma aula melhor na escola dominical do que o professor, tem uma teologia melhor, lideraria melhor, mas na prática não consegue fazer nada direito. Quando instado a ajudar, demonstra por suas atitudes que não é servo. Em geral são pessoas que falam muito e fazem pouco. Ajudar a ajeitar os bancos da igreja, limpar o chão, lavar a louça ou o banheiro em um acampamento, colar cartazes, são coisas indignas demais para essa pessoa, afinal de contas, por que alguém tão bom como ele faria essas coisas?

Então pessoal, vamos aprender a ser fieis nas pequenas coisas que certamente Deus honrará o seu povo. "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo". (Cl 3.23)

Quanto à pessoa que colocou o cartaz... obrigado!
@Luizaugusto__

1 comentários:

Daniely Silva Duarte disse...

Glória a Deus! Isso me lembra uma passagem da bíblia q tenho meditado muito nestes dias: a parábola do bom samaritano que está em Lc 10.25-37. O q eu aprendo com esse texto é exatamente isso: o levita e o sacerdote estavam ocupados demais pra intervir na vida daquele homem que tanto precisava. Falta-lhes amor. Na vdd tudo isso é pq uma questão de posição. Alguns preferem a glória dos homens do que a glória de Deus. Como o próprio Jesus disse:

"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." João 12.43!

Uma coisa é certa, os verdadeiros discípulos só querem viver para a glória de Deus! Aleluia!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...