quarta-feira, 9 de março de 2011

Cumprindo a Missão de Evangelização


"Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra." (Atos 8.1-4)
Essa passagem que lemos narra sobre uma perseguição que sobreveio à igreja em Jerusalém e o desfecho e consequência dessa perseguição. E, como em todas as escrituras, podemos extrair algumas lições dessa maravilhosa história bíblica cheia de ensinamentos práticos. 

O primeiro aspecto a chamar a nossa atenção nessa passagem é o fato de que a igreja sofreu perseguição. Quando lemos o livro de Atos encontramos o relato de  uma igreja extremamente Santa e Cheia do Espírito Santo, mas que ao mesmo tempo sofreu perseguição por causa de sua fé. Muitas pessoas acham estranho o fato de Deus permitir o sofrimento na vida de seus Santos e pensam erroneamente que o sofrimento ou a perseguição é sinal de que estamos distante da vontade de Deus. Mas devemos saber que a perseguição é indicativo de que estamos tendo uma vida piedosa diante de Deus, não o contrário. O apóstolo Paulo nos disse que "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3.12). É uma ilusão pensar que não sofreremos nessa terra, pois a bíblia nos diz que "através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (At 14.21). Além de que o próprio Jesus nos alertou que "não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros" ( Jo 15.20).

Em segundo, devemos observar que a igreja mesmo em perseguição não parou de cumprir a sua missão. Quando tencionamos realizar a obra de Deus, devemos saber que encontraremos problemas. Evangelizar na universidade, por exemplo, é uma atividade que certamente criará em nós um sentimento de vergonha, medo e provável reprovação, além de ser algo que nos custará tempo e dedicação. Mas os problemas não devem ser motivos para deixarmos de realizar a obra de Deus. Não devemos desanimar simplesmente porque os problemas sobrevieram. Devemos permanecer "firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é vão" (1 Co 15.58). Aquele que prometeu é fiel para cumprir as suas promessas e um dia receberemos a devida recompensa de nosso esforço e luta, pois a bíblia diz: "Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (Rm 8.32).

Em terceiro, a obra da evangelização é uma tarefa de todos os crentes. É importante notar que foi toda a igreja que foi dispersa, com exceção dos apóstolos, e que essa igreja pregava a palavra por onda andava. Muitas vezes temos a idéia errada de que a missão deve ser cumprida somente pelos pastores, missionários, evangelistas, ou pessoas importantes dentro da igreja e esquecemos-nos de cumprir a nossa missão. Nesse relato não foram os apóstolos que pregaram a palavra, mas sim a igreja. Isso porque a missão de evangelização é de todos nós, não somente de alguns. A visão de que missões se cumpre indo, orando ou contribuindo é totalmente errada. Missões se cumpre indo, orando e contribuindo. Vida cristã deve ser vivida em sua totalidade e não apenas naquilo que nos convém.
 
Em quarto, devemos observar que eles pregaram a palavra por onde eles passaram. Todos eles "iam por toda a parte pregando a palavra". O interessante nessa passagem é que eles não tinham um horário e local marcado para pregar. Se eles estavam em uma praça, em uma feira, em uma sinagoga, em Jerusalém, em Samaria ou na região da Judéia não importava. O fato é que eles pregavam por onde andavam. E a grande razão deles fazerem isso é porque nós devemos pregar justamente onde passamos a maior parte de nosso tempo. Evangelismo não deve ser feito apenas quando temos data, local e horário marcado, quando esporadicamente fazemos de conta que fazemos algo para Deus quando dedicamos pouquíssimo tempo de nosso ano em uma ou outra atividade evangelística. Evangelismo é estilo de vida e deve ser vivido onde passamos a maior parte de nosso tempo. O apóstolo Paulo ilustrou essa verdade muito bem em 2 Tm 4.2 quando disse: "prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não". Devemos ter em mente que o local onde Deus nos colocou é o nosso campo missionário. É lá que devemos pregar e são as pessoas que estão ao nosso redor que devemos evangelizar.

Por fim, devemos sempre nos lembrar que no devido tempo colheremos os frutos. Em Atos 11.19-26 a bíblia novamente relatava esse ocorrido e vemos nessa passagem que esse evangelismo rendeu grandes frutos. No versículo 11 a bíblia diz que "a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor". O fruto desse evangelismo foi tão intenso que Barnabé e Paulo foram até Antioquia "e, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão" (v. 26). Certamente quando nos dedicamos à obra de evangelização encontramos resistência e dificuldades e muitas vezes pensaremos que o nosso esforço não está rendendo frutos. Mas devemos ter sempre em mente que "os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Sl 126.5,6). Um dia plantamos a semente, noutro dia alguém rega e um dia Deus dá o crescimento (1. Co 3.6).

@luizaugusto__

2 comentários:

Rhavilla disse...

Ao ler este texto, volto-me ao Senhor com temor e tremor, pois quão grande é a responsabilidade que o Senhor me tem dado! Em Salmos 2:11 diz: "Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor." Porque eu sei que é Deus que quer trabalhar em mim e por meio de mim! Por isso, neste momento, oro para que o meu amado Senhor conceda-me graça para que em tempo de sofrimento eu possa permanecer firme, inabalável e sempre abundante em Sua obra(1 Co 15.58).

Daniely Silva Duarte disse...

Glória a Deus! Repassemos essa visão que é totalmente bíblica com temor e tremor como observou Rhavilla! Se nos omitirmos diante da VERDADE Deus cobrará de nós!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...