domingo, 13 de outubro de 2013

Versículos, versículos, versículos, é disso que precisamos

Hoje tive uma experiência que me deixou triste. Fui a procura de uma igreja aqui no bairro onde estou morando em João Pessoa. A primeira igreja que visitei estava fechada, não havia mais EBD a despeito de haver na placa indicando aquele horário. Depois andei mais um pouco a procura de outra e encontrei. Entrei, perguntei pela sala dos jovens e me enviaram por acidente a sala dos juvenis (de 15 a 17 anos). Assisti a aula. No entanto, fiquei me perguntando o tempo todo: esses jovens estão sendo preparados para enfrentar a faculdade? A resposta me veio na mente: Não. Por Deus, eu entrei na faculdade com 17 anos, a idade de muitos dessa classe - eu pensei. Na lição havia pouco do evangelho, havia pouco da bíblia, havia pouco da maturidade para encarar a universidade, havia pouco do raciocínio lógico próprio da Teologia, havia pouco do preparo necessário para encarar a vida cristã. Me preocupei, fiquei triste, o coração doeu. É a igreja de Cristo! São as pessoas pelas quais Cristo morreu, e as quais precisam receber alimento sólido, eu pensei. É triste ter que escutar, ou ouvir que um irmão nosso haverá de escutar a advertência de Hebreus: 

"Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hebreus 5.12-14).

Precisamos mais da exposição da bíblia. Não há nada mais poderoso do que o conhecimento das Escrituras para nos fazer santos. Podemos escutar alguém nos dizer o que devemos fazer, mas para um crente nada é tão poderoso quanto escutar: Assim diz o Senhor! E somente quando abrimos a nossa bíblia é que podemos encontrar Deus falando assim. Não há nada mais poderoso do que saber o que deve ser feito, o porque e com quais motivações. A bíblia nos apresenta isso, e tudo isso é necessário. Mas também só ela apresenta, haja vista tudo quanto devemos fazer encontrar uma motivação primeira e última em realidades espirituais. 

Spurgeon certa vez escreveu: 

"Já vimos as doutrinas da graça produzirem excelente moralidade, séria integridade, delicada pureza, e, mais ainda, devota santidade. Vemos consagração na vida, calma resignação na hora do sofrimento, alegre confiança no que se refere à morte, e todas essas coisas, não em poucos casos, em geral, são resultado da fé inteligente nos ensinos das Escrituras. 

Alguns têm pregado boas obras até que dificilmente sobre uma pessoa decente na igreja, enquanto outros pregam a graça e amor vicário de tal modo que pecadores se tornam santos, e santos se tornam galhos carregados de frutos para o louvor e a glória de Deus".

Não podemos nos esquecer que o nosso Mestre nos ensinou que somos santificados na verdade da palavra (João 17:17).

Você pode estar se perguntando por que eu compartilhei isso. Eu abomino a critica à igreja por parte daqueles que não a amam, que não possuem um real desejo de vê-la frutificar. Não quero ser uma pessoa assim. A razão é porque vejo que a Missão Federal tem sido coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3.15). E ela precisa continuar sendo, sempre. Sei que de lá sairá bons líderes, pessoas que ensinarão em suas igrejas, cuidarão de crianças, adolescentes e jovens. Tenho essa fé no meu coração. No entanto, ao fazê-lo, lembrem-se do que aprenderam, da necessidade de serem bons expositores da Escrituras, de alimentar o rebanho a quem Deus haverá de lhes confiar com fidelidade, amor e confiança no poder que há somente nas Escrituras. Não se satisfaçam até terem a certeza que tudo quanto é pregado está recheado da verdade extraída da Bíblia. 

Versículos, versículos, versículos, é disso que precisamos. Fidelidade, fidelidade, fidelidade, é isso que almejamos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...