domingo, 15 de abril de 2012

Santa ignorância

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. (João 13.6-8)

Dessa atitude do apóstolo Pedro devemos aprender que alguém pode ter abundância de fé a amor, mas infelizmente estar destituído de um conhecimento nítido. Não devemos reputar tais pessoas como incrédulas e ímpias, somente porque não agem com inteligência, sensibilidade e cuidado em sua vida espiritual. É necessário que sejamos tolerantes às deficiências de entendimento, bom como às imperfeiçoes da vontade. Não fiquemos surpresos se percebermos que a capacidade de entendimento, assim como as afeições de alguns dos filhos de Adão tem sido corrompida pela Queda. É uma lição que nos humilha e que só aprendemos completamente após longas experiências. No entanto, quando mais prosseguimos em nossa jornada cristã, tanto mais perceberemos que um cristão, tal como Pedro, talvez cometa muitos erros e demonstre falta de compreensão, mas, apesar disso, esse cristão possui um coração reto diante de Deus e, no final, também irá ao céu.

Ainda que estejamos no melhor de nossa vida espiritual, perceberemos que as vezes é difícil entender a maneira do Senhor Jesus lidar conosco. O "porquê" de muitas providências frequentemente nos deixará perplexo e admirados, assim como o lavar dos pés causou perplexidade no apóstolo Pedro. A sabedoria, a conveniência e a necessidade de muitas coisas constantemente permanecerá oculta ao nosso entendimento. Em ocasiões assim, devemos recordar as palavas de Jesus e nelas descansar: "O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois". Algum tempo depois da morte do Senhor Jesus, Pedro compreendeu o pleno significado de tudo que aconteceu naquela memorável noite que antecedeu a crucificação. De modo semelhante, haverá um dia em que todos os dias obscuros da história de nossa vida serão explicados e, quando estivermos com Cristo na glória, saberemos tudo a respeito deles.

Meditações no Evangelho de João - J. C. Ryle

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...