quinta-feira, 22 de março de 2012

A vocação de todo crente

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8.28)

Todo Cristão conhece, ou melhor, deveria compreender o significado da palavra “serviço”, todavia, seria quase impossível de ter um completo conhecimento da mesma se não tivermos uma clara consciência do que significa uma outra, a “vocação”.

Quando nos referimos a vocação, é importante entender que:

1° - Deus vocaciona no primeiro momento, o pecador para sua Igreja por meio de Cristo, portanto, vocação esta diretamente ligado a “Eleição” (pois o homem agora, vocacionado, é incapaz de resistir a tal convite ou chamado de Deus);

Somos chamados primeiramente então, para sermos santos, para comunhão, para salvação, para vivermos na luz e para vida eterna em Cristo.

“Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé, para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. (2 Ts 1:11:12)

2°  Toda pessoa que participa do Corpo de Cristo (Igreja), agora, é vocacionado  também para servir.

É atravez do serviço que o Cristão desempenha seu papel como indivíduo único ao qual Deus prontamente o chamou, sustentou, e o preservou, para seus santos propósitos (Rm 8:30) onde Cristo é o objetivo direto e a Igreja uma comunidade cooperativa instituída primeiramente como um povo (Israel) e subsequentemente e mais especificamente em forma de comunidade (Igreja).

Temos então, que apartir desse ponto toda atividade digna exercida na perspectiva do propósito de Deus (1 Pe 1:15), é entendida como vocação. Desta forma, ou há uma totalidade do significado do servir na vida do Cristão ou tudo passará a ser uma perda desse mesmo significado no próprio sentido de viver.

Apesar de algumas funções terem um papel importante na jornada Cristã, todavia, toda a atividade é de igual importância para Deus, o que difere é em sua significação.

Todos os crentes são chamados pelo arrependimento e fé em Cristo para o seio da Igreja e são  desta forma, vocacionados por Deus a servir, alguns, para funções específicas dentro da própria Igreja, outros para os mais diversos serviços, mas o objetivo é o mesmo: termos uma vida santa e agradável a Deus, segundo a sua vontade em todas as nossas relações, visando sempre a glória e o louvor do nosso Salvador Jesus Cristo.

Daniel L. Petersen

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...