sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Ser de Deus - Paulo Anglada

Deus é um ser único, pessoal, infinito em seu ser e atributos. É um ser espiritual e imenso (eterno e onipresente). Ele é imanente mas também transcendente; onisciente e onipotente; imutável, auto-existente e independente.

Porque Deus se revela nas Escrituras como um ser uno e pessoal, devemos rejeitar qualquer noção de Deus que não seja una e pessoal. Não há deuses, há um só Deus - e ele não é uma força, é uma pessoa. Visto que Deus é infinito em seu ser e perfeições, devemos rejeitar qualquer tendência de atribuir-lhe as nossas imperfeições e limitações. Somente ele é absolutamente perfeito. Porquanto Deus é espírito, não podemos tomar a linguagem antropomórfica das Escrituras literalmente, concebendo-o como corpóreo e visível, a não ser em Cristo.

Da imensidão de Deus, conclui-se que ele é eterno e onipresente; que não está sujeito ao tempo ou ao espaço. Deus está em todo lugar, o tempo todo. Por causa da sua transcedência, cremos que Deus está presente na criação, mas não se confunde com ela. Em virtude da onisciência e onipotência de Deus, não se pode esconder nada dele, nem palavras, nem atos ou mesmo pensamentos. Ele conhece os nossos pecados, e isso nos serve de advertência. Ele conhece também nossas dores e fraquezas, e isso nos serve de enorme consolo: "Ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó" (Sl 103:14). Por isso clamamos como o salmista: "sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal, guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139.23-24).

Porque Deus é imutável, sabemos que o seu ser e propósitos não se alteram. Por isso ele é fiel. É o mesmo ontem, hoje, e o será para sempre. Ele cumprirá todas as suas promessas e todas as suas ameaças. Finalmente, porque Deus é auto-existente e independente, devemos nos submeter à sua vontade perfeita e soberana e tributar-lhe o louvor e a glória que lhe são devidas.

Extraído do livro: Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus, de Paulo Anglada.
Copyright: ©Knox Publicações


 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...