sábado, 17 de setembro de 2011

O que é evangelismo? - R.C. Sproul

“E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” Romanos 10.15
Agora que nós definimos o Evangelho, nós iremos começar a olhar para o que  significa anunciar as boas novas de Jesus Cristo. Evangelismo é o termo usado em referência à pregação do Evangelho. Ele tem origem na mesma palavra grega para evangelho (euangelion) e significa, literalmente, pregar as boas novas. Quando evangelizamos, nós estamos pregando as boas novas – nós estamos propagando o Evangelho de Jesus Cristo.
O evangelismo é o único caminho pelo qual nós podemos cumprir o chamado de Cristo para sermos Suas testemunhas (Atos 1.8). Em categorias bíblicas, testemunhar envolve tornar visível o que é invisível.
A realidade a qual nós testemunhamos é o Reino invisível de Deus, e testemunhando nós lutamos para que o reino do Senhor se manifeste visivelmente.
Uma entre muitas maneiras de darmos testemunho de Jesus é quando amamos nossos irmãos de fé. Nós revelamos ao mundo que pertencemos ao nosso Salvador quando amamos outros cristãos (João 13.34-35). Ao celebrarmos a  Ceia do Senhor proclamamos visivelmente a morte do Senhor até que Ele venha novamente (1 Cor. 11.26). Na pregação da vida, morte, e ressurreição de Jesus no nosso evangelismo, nós estamos também ajudando a tornar visível, a invisível realidade de Cristo.
A distinção entre testemunhar e evangelizar é importante porque é fácil pensar que nós estamos evangelizando quando tudo que estamos fazendo é dar testemunho do Salvador.
Dar testemunho de alguém é uma coisa boa, mas não é evangelismo. Ao testificarmos da obra de Deus em nossas vidas damos testemunho do que Cristo fez por nós, mas isso por si só não apresenta o conteúdo do Evangelho. Viver uma vida justa manifesta o trabalho do Espírito Santo, mas nós não temos evangelizado nosso vizinho se nós nunca compartilhamos o Evangelho com ele. Ninguém é convertido por nossa bondade ou honestidade; eles são trazidos ao Reino dos Céus através apenas do arrependimento e da fé em Jesus Cristo (Atos 16.25-34).
Deus nos criou com diferentes personalidades e dons, e alguns de nós são mais hábeis na proclamação verbal do Evangelho do que outros. No entanto, declarar a mensagem da salvação através de Cristo é uma responsabilidade de todos nós, e nós devemos buscar oportunidades para pregar o Evangelho. Apenas se nós confessarmos Ele diante dos homens é que Ele nos confessará diante do Pai (Matheus 10.32-33).
Declarar o Evangelho é um trabalho dado a todos os cristãos, mas nós dificilmente podemos pregar as boas novas de Jesus Cristo se nós não conhecermos nenhum incrédulo. Quantos não-cristãos você conhece? Se você não tem qualquer contato com não-cristãos, procure por uma oportunidade de fazer contato com um vizinho, colega de trabalho, ou outro alguém. Essa semana vamos todos compartilhar o Evangelho com pelo menos uma pessoa que não conhece o Salvador.

R.C. Sproul

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...