domingo, 3 de julho de 2011

O Cuidado de Deus nas Pequenas Coisas - Wilson Porte Jr.

Será que Deus está atento ao que se passa em sua vida? Já lhe ocorreu situações em que você tenha sido tentado a pensar que Deus não estaria preocupado em resolver aquele seu problema? Às vezes nos ocorre que, sendo Deus tão grande, será que Ele se preocuparia com fatos tão pequenos do nosso dia-a-dia?
O fato é que Deus se preocupa. Ele é quem rege o universo e quem se preocupa com a minha saúde. Ele é quem sustenta o planeta em seu eixo e velocidade, e é Ele que, igualmente, se importa com a minha família. Deus, por ser Deus, está atento a tudo. Deus é Soberano!
Se você duvida disso, pense nas palavras de 2Re 6.1-7. Havia uma escola de profetas. O número de alunos/discípulos havia crescido muito e já não cabiam mais nas dependências da escola. Eles decidem ir às margens do rio Jordão para arrumarem madeira a fim de aumentar o espaço físico da escola de profetas. Falam com seu mestre, o profeta Eliseu. O profeta os autoriza a irem. Contudo, insistem que ele fosse junto, e ele vai. Lá, enquanto cortam árvores, eis que o ferro de um dos machados cai no rio. O discípulo fica desesperado, pois o machado era emprestado. Machados eram muito caros naquela época em Israel, e um discípulo de profeta jamais teria como possuir um. Aquele discípulo sabia que teria de trabalhar como escravo ao dono do machado até conseguir pagar um ao seu dono. Por isso ele se desespera. 
No verso seis, Eliseu pergunta ao jovem onde o machado havia caído. Apontado o local, Eliseu lança um pequeno pedaço de galho e, de modo sobrenatural, o ferro do machado sobe e passa a flutuar nas águas do rio. Eliseu exclama: Pegue-o! E o jovem, antes desesperado e sem esperança, estica o braço e pega o machado.
Essa história aparece na Bíblia quase que desapercebidamente. Parece inútil e sem relevância alguma ao conteúdo maravilhoso do segundo livro dos reis. Neste livro (2 Reis), vemos Deus contando a história dos reis de Israel, seus grandes feitos, o poderoso agir do Senhor no cuidado com a nação escolhida, saciando a fome de seu povo, fazendo milagres e prodígios em favor da nação, vemos Deus sempre agindo e executando seus poderosos feitos diante das nações. Daí, quando vemos a narrativa de 2Re 6.1-7, precisamos entender o que o Espírito Santo quer nos comunicar com essa história do machado que caiu no rio. Não precisava constar na Bíblia. Era um simples machado de um simples “estudante” desesperado. Sabe o que aprendemos aqui?
Aprendemos que o mesmo Deus que está atento às decisões internacionais, aos problemas mundiais, que controla o mundo e tudo o que nele se passa (desde um pardal que cai morto em terra até o controle dos fios de cabelo da nossa cabeça – Mt 10.29-31) é o mesmo Deus que se preocupa com detalhes da nossa vida. Por mais simples que sejam (os detalhes), Deus está atento a tudo.
No caso de Eliseu que fez o machado flutuar, Deus demonstra se preocupar em prover cada detalhe da vida de seus filhos. O Senhor demonstra seu zelo pelo bem-estar de seus fiéis.
É assim com você também. Não permita que pensamentos do tipo: “Deus não se preocupa comigo”, “Deus está tão preocupado com outras coisas ou pessoas que não deve ter tempo pra mim”, “não vou incomodar Deus com esse simples detalhe da minha vida”, “não vou nem orar por esse problema, uma vez que Deus tem muitas outras coisas mais importantes com que se preocupar”. Pensamentos assim nunca devem passar por sua cabeça! Deus se importa com você, sim! Em todas as situações, sejam elas simples ou complexas, sejam elas “grandes” ou pequenos detalhes do dia-a-dia. Deus se importa com você e quer lhe ajudar. 
Por isso, não cesse de buscá-lo, de falar com ele. Apresente tudo a ele. Não o deixe fora de cada momento de sua vida. Deus quer participar de todas as ocasiões do seu dia-a-dia. No trabalho (e em cada detalhe do que lá se passa), na escola (e em cada segundo que se vive lá), em casa (minuto a minuto que você passa com sua família), como cantam as nossas crianças:
Ao deitar, ao levantar, ao dormir, ao acordar, e andando pelo caminho, e andando pelo caminho...
Deus quer, em sua graça, lhe amparar em cada momento do seu dia não permitindo que detalhes pequenos ou grandes demais afetem seu coração a ponto de lhe deixar abatido. Ele quer lhe sustentar, quer lhe amparar para que a vida abundante que seu filho nos prometeu dar, todos nós possamos desfrutar. Deus ama você.
         Que a Sua infinita graça lhe sustente. “A minha graça te basta” ele nos diz em 2Co 12.9, por que?, “porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.


Wilson Porte Jr.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...