sábado, 9 de abril de 2011

Quando a Vontade de Deus é diferente da Minha

A presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa é o selo da Salvação em Cristo Jesus. Como consequência prática desse habitar, somos guiados pelo Espírito (Rm 8:14) a fim de vivermos segundo a vontade do Senhor e para que Deus efetue através da nossa vida os Seus propósitos.( Fp 2:13)

É maravilhoso saber que, apesar de todas as nossas falhas e pecados, o Senhor, pela Sua misericórdia e infinita bondade, ainda nos escolhe para sermos participantes da Sua obra e trabalha nas nossas vidas para que sejamos aperfeiçoados e santificados dia após dia(Fp 1:6). E era isso que Deus queria que acontecesse na vida de seu servo Jonas.

Jonas recebeu uma ordem do Senhor: "Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR"... (Jn 1:1-3a). Essa era a vontade do Senhor: que Jonas fosse até Nínive pregar a sua palavra libertadora aquele povo, mas naquele momento esse não era o desejo do coração de Jonas...

Percebe-se na Bíblia que Jonas era um servo de Deus,que confiava nEle e que conhecia a voz do Senhor, sabia que Ele é poderoso e que possui propósitos perfeitos, mas mesmo assim ele preferiu fugir da presença do Senhor à cumprir a vontade dEle, a ordem que ele recebera exigia renúncia a qual Jonas não estava disposto a fazer.

Muitas vezes, agimos como Jonas, fugindo da presença do Senhor,e sendo desobedientes. Como é complicado ás vezes descansar no Senhor e nas Suas providências, tão –aparentemente- confusas para nós. Quando as situações que nos cercam parecem bagunçadas, sem esperança, e quando tudo parece estar dando errado, tendemos a agir por nossas próprias forças de acordo com o que achamos ser o melhor, mesmo sabendo que não é a vontade de Deus. Mas não é isso que o Senhor espera que façamos. A palavra do Senhor nos ensina a descansar. Em Filipenses 4, versículo 6 Paulo diz: “ Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Deus quer que coloquemos diante dEle o desejo dos nossos corações. O interessante nessa passagem é perceber que em nenhum momento a bíblia fala que nossos desejos serão atendidos, fala apenas que eles sejam conhecidos diante do Senhor e então: “a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará os vossos corações...(Fp 4:7)

Cristo veio ao mundo para nos mostrar de que forma devemos viver. Ele mesmo sendo Deus, se humilhou e assumiu a forma de homem , se submetendo sempre a vontade de Deus Pai (Fp 2:5-8). Se tem um motivo pelo qual devemos obedecer e fazer a vontade do Senhor é porque Cristo fez isso! No jardim do Getsemâni, Jesus, mesmo angustiado e com medo, se dispôs à Deus para que Ele fizesse a sua vontade"... Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lc 22:42 ).Jesus sabia que havia um propósito grandioso na sua cruz. Nossa redenção, remissão e a vida eterna de toda a humanidade estava em jogo, afinal de contas, a graça salvadora dependia do Seu sangue. Não há dúvidas que não foi fácil ,mas mesmo assim, em obediência se entregou.

Deus espera que vivamos no centro da Sua vontade, e isso inclue todas as áreas das nossas vidas. Ele possui propósitos perfeitos! Sua obra vai muito além daquilo que nós conseguimos ver. A dor da renúncia não se compara à satisfação e plenitude da vontade do Senhor sendo cumprida nas nossas vidas. A vontade de Deus se cumpriu na vida de Jonas, uma cidade foi liberta e levada ao arrependimento através da obediência dele. Que andemos pela fé (Rm 1:17b), descansando no Senhor e confiando nas suas providência, que possamos viver os versos de William Cowper quando escreve:

Não julgue o Senhor com débil entendimento,
Mas confie Nele para a sua graça.
Por trás de uma providência carrancuda,
Ele oculta uma face sorridente.

Seus propósitos amadurecerão rapidamente,
Desvendando-se a cada hora;
O botão pode ter um gosto amargo,
Mas a flor será doce”

Gabriella Eloy
( @eloygabi)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...