sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que Jesus morreu e ressuscitou?

Em todo o mundo, cristãos comemoram na páscoa a morte e a ressurreição de Cristo. Eles se lembram do sacrifício de Cristo na sexta-feira da paixão e se alegram com a sua ressurreição no domingo. No entanto, uma pergunta que nem todo mundo sabe responder é por que Jesus morreu e ressuscitou. Essa é uma questão que todo cristão deve saber responder caso queira comemorar a páscoa de forma adequada. Afinal de contas, que sentido tem comemorar a morte e ressurreição de Cristo se não sabemos a razão delas?

A chave para obter a resposta dessa pergunta é procurá-la no caráter de Deus e na condição do homem. No caráter de Deus porque Ele é amoroso e justo. E no homem porque este é pecador e merece a justa condenação pelos seus pecados.

Quando se trata da condição do homem diante de Deus, a bíblia afirma que "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23). E sobre o pecado: "Porque o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23) e "a alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4). Portanto, pelo fato de termos pecado nós merecemos a morte espiritual e eterna punição dos pecados. E Deus, por ser justo e não poder negar-se a si mesmo, precisa condenar esse homem pecador. 
 
Portanto, diante da justiça de Deus encontramos um dilema: como satisfazer a justiça de Deus sem condenar o homem? A resposta para essa pergunta encontramos no outro aspecto do caráter de Deus: o amor. A bíblia afirma que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Por Deus ter nos amado incondicionalmente, Ele enviou seu filho para sofrer a condenação em nosso lugar. Enquanto nós deveríamos receber a condenação que nos era devida, "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar" (Gl 3.13). E agora nós podemos escutar da parte de Deus: "e a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz" (Cl 2.13-14). Essa foi a razão de Cristo ter morrido em nosso lugar e a razão pela qual comemoramos a páscoa.

Mas ainda resta a segunda parte da pergunta: Por que Cristo ressuscitou? Ele precisaria ressuscitar? Sim, ele precisaria ressuscitar! A bíblia afirma que Cristo "foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação" (Rm 4.25). Sobre esse assunto o apóstolo Paulo afirmou com muita categoria: "e, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados" (1 Co 15.17). Portanto, para que nós pudéssemos ser justificados, era necessário que Cristo ressuscitasse dentre os mortos para que nós, declarados justos, ressuscitemos também com ele.

Portanto, que nessa páscoa pensemos no seu real significado, lembrando do sacrifício de Cristo na cruz pelos nossos pecados e nos alegrando pela sua ressurreição. Que possamos declarar constantemente, tanto agora, como sempre que "Digno é o cordeiro do sacrifício" (Morávios).
 
@luizaugusto__

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...