sábado, 2 de abril de 2011

Os meios pelos quais Deus santifica o seu povo


"Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15,16) 
O texto que lemos é uma exortação à santidade prática na nossa vida. O apóstolo Pedro nos diz que devemos nos tornar santos em todo o nosso procedimento porque Santo é aquele que nos chamou. A necessidade da santidade é algo que nenhum Cristão maduro e sincero negaria. A bíblia de fato fala sobre essa necessidade e isso é algo que devemos almejar na nossa vida. Mas a grande questão que nem todo mundo entende é o que é santificação e como podemos nos santificar. Quais são os meios pelo o qual Deus santifica o seu povo? Eu posso obter um  progresso espiritual satisfatório sem me atentar para esses meios? 

Segundo a teologia sistemática de Wayne Gruden, "Santificação é a obra progressiva de Deus e do homem que nos torna mais e mais livres do pecado e iguais a Cristo". Ora, uma coisa clara na bíblia é que Deus é quem santifica o seu povo, pois é ele quem "opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.13). E Deus, sendo Deus, poderia usar quaisquer meios para alcançar esse objetivo, mas em sua infinita sabedoria ele determinou quais seriam esses meios para que o seu povo se santificasse. A saber, a leitura bíblica, a oração privada, a comunhão com outros cristãos, o ouvir constante da palavra de Deus e um discipulado sólido são alguns dos mais importantes. 

O primeiro destes meios de graça é a leitura da palavra de Deus. Quando Jesus Cristo estava prestes a ser crucificado, ele fez uma oração que ficou conhecida como a oração sacerdotal. Cristo orou ao pai nos seguintes termos: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). Nesta oração é importante observar que Jesus estava orando ao Pai pela nossa santificação na verdade e disse que a palavra de Deus é a verdade que nos santifica. Em outra passagem o apóstolo Paulo disse que "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (Ef 5.25,26). O apóstolo disse que Cristo morreu por nós para nos santificar e novamente vemos a palavra de Deus como o meio pelo o qual Deus santifica o seu povo.

Precisamos atentar-nos para o fato de que se não lermos a bíblia diligentemente jamais poderemos amadurecer na vida Cristã. Muitas vezes encontramos diversos Cristãos que amam o Senhor de verdade, mas que nunca obtém crescimento espiritual expressivo porque não lêem as escrituras. 

O segundo meio de graça é oração. Quando lemos a definição de santificação observamos que ela inclui nos tornarmos livres do pecado. Sobre esse assunto Jesus Cristo nos apresentou um caminho sobre modo excelente. Ele disse: "Orai, para não cairdes em tentação" (Mt 26.41). Muitas vezes queremos vencer a tentação com as nossas próprias forças e nos esquecemos do meio de graça que Deus designou para isso. Se não cultivarmos uma vida de oração jamais poderemos vencer o pecado. Ora, se os apóstolos, a igreja e o próprio Jesus foram diligentes no uso desse meio de graça, quem somos nós para rejeitá-lo?

O terceiro e quarto meio de graça são a comunhão com outros cristãos e o ouvir constante da palavra de Deus. Esses dois meios de graça estão muito relacionados com o frequentar a igreja, o que certamente é um meio que Deus escolheu para santificar o seu povo. A bíblia diz "exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado" (Hb 3.13). O pecado engana e endurece o nosso coração e o meio que Deus determinou para vencermos isso foi que o seu povo se exortasse mutuamente, algo que só podemos fazer se mantivermos comunhão uns com os outros. E, além disso, quando escutamos a palavra de Deus na igreja nós temos a nossa fé edificada, pois a bíblia diz: "e, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17). Daí a importância de observamos essa ordenança, porque se não o fazemos perdemos um meio de graça extremamente importante para a nossa santificação.

E, por ultimo, devemos ter um discipulado sólido. Esse ponto é extremamente importante porque está relacionado com a base da nossa fé e aquilo que acreditamos como verdade. Quando pensamos em crescer na vida Cristã devemos ter a preocupação de o nosso crescimento ser bem alicerçado em convicções legitimas, não em fábulas cristãs (1 Tm 1.4). Um grande problema nos dias de hoje é que o povo de Deus negligencia o estudo sério das escrituras e acabam se tornando cristãos imaturos, "agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina" (Ef 4.14). Lembremo-nos sempre que aquilo que foi considerado digno de ser revelado por Deus é digno de nosso estudo e empenhemo-nos por ter um alicerce sólido para a nossa santificação.

Portanto, se você pretende crescer em santidade e ser um cristão maduro, te aconselho a observar atentamente esses meios, pois a nossa santificação depende muito do uso diligente deles,  pelo o qual Deus santifica o seu povo. 
@luizaugusto__

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...