terça-feira, 22 de março de 2011

Cristo, A Fonte de Paz


Conta uma antiga lenda árabe que um beduíno viajava pelo deserto montado em seu camelo. Em dado momento, o animal voltou-se para seu dono, fixou nele o olhar e começou a bramir. O homem procurou tranqüilizar o camelo. Como não conseguisse resultado, desmontou, examinou o animal, a carga e os arreios. Tudo parecia estar em ordem. Não obstante, o camelo continuava olhando e bramindo para o beduíno. Este ofereceu-lhe água e comida. O ruminante recusou. Continuava a dar gritos em direção a seu dono.Durante longo tempo, o beduíno procurou, por todos os meios, acalmar seu camelo, mas sem êxito. Cansado e sem mais poder suportar o olhar e os berros incessantes do camelo, o homem do deserto resolveu abandonar seu quadrúpede giboso e prosseguir a viagem a pé.
O beduíno começou a caminhar. O camelo fez o mesmo, seguindo seus passos. O beduíno correu. O camelo também, sempre atrás de seu dono, vociferando. Correram, até que ambos chegaram à beira de um precipício. O homem do deserto olhou e viu o abismo a sua frente. Voltou-se e viu o camelo que o fitava bramindo sem parar.
Nesse ponto, o estado de ânimo do beduíno atingiu o momento crítico. Desesperado, resolveu jogar-se no despenhadeiro para livrar-se do camelo. Jogou-se. Mas com tão boa sorte, que ficou dependurado num pequeno arbusto que crescia no penhasco.
Naquela condição tão dramática, o homem do deserto olhou para cima e viu o camelo com o pescoço espichado em sua direção bramindo constantemente. Olhou para o pequeno arbusto que o sustentava e viu um rato branco e um rato preto roendo as raízes. Olhou para baixo e viu um dragão enorme com a boca aberta esperando que despencasse para devorá-lo.
O beduíno examinou mais uma vez o pequeno arbusto que o sustentava e observou que lá, na ponta de um ramo, havia uma frutinha vermelha. Ao ver a frutinha teve desejo de comê-la. Em seguida recriminou-se por desejar a frutinha em semelhante situação. Contudo, não suportou a vontade de provar a fruta. Então, soltou um dos braços com os quais se mantinha agarrado ao arbusto e, cuidadosamente, estendeu-o na direção da fruta. Como não conseguisse alcançá-la, com a movimentação dos dedos puxou o ramo até conseguir apanhá-la. Colocou-a na boca. Era doce. Quando a comeu experimentou um bem-estar como nunca havia percebido antes. Parou de ouvir os bramidos do camelo, e não mais se apavorou pelo rato branco e pelo rato preto que roíam as raízes do arbusto, nem pelo dragão que o esperava com a boca aberta para devora-lo. Teve paz.
A esta altura o leitor estará pensando: "Mas que lenda tão estranha! Que tem a ver com o título dado a este artigo?" - Cristo, a fonte de Paz.
Vou explicar o significado desta lenda:
- O camelo representa a consciência de pecado que acusa permanentemente as pessoas e lhes tira a paz. O precipício refere-se às ineficazes soluções humanas para acalmar a consciência. O rato branco e o rato preto representam a sucessão dos dias e das noites que vão "roendo" o frágil sustentáculo de nossa existência, para precipitar-nos na garganta ávida da sepultura, que a todos espera pacientemente, figurada na lenda pelo dragão que aguardava com a boca aberta. O arbusto indica a intervenção de Deus, que acode para auxiliar-nos em nosso desespero e impotência.
E a frutinha vermelha, o que representa?
Ah! A frutinha vermelha é Cristo. Quando O provamos ficamos livres da consciência de pecado que nos persegue aonde quer que formos, e do pavor da morte que nos perturba dia e noite.
Para aqueles que, para livrar-se da consciência de pecado e do pavor da morte, já provaram de tudo (calmantes, tranqüilizantes, relax, diversões, prazeres, psicanálise, bebidas alcoólicas, drogas, terreiros espíritas e, quem sabe, quantas coisas mais) e tudo falhou, ainda resta a única e verdadeira fonte de paz: Jesus Cristo! Ele sim é a nossa Paz!

* Edgard Silva Pereyra, REVISTA DECISÃO (pg. 13)
**Adaptado

2 comentários:

Luiz Augusto disse...

Gostei do texto!

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!!!! Meus Parabéns o blog de vcs é muito bom mesmo!!!! Que Deus em sua infinita bondade continue abençoando esse grupo, e que através de vcs muitos outros sejam impactados com o GRANDE AMOR que o Nosso Deus tem para conosco...

Fiquem na Paz!!!

ABÇS

Vanessa Silva (ABU-Areia)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...