segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aprendendo a orar como convém

"Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; [...] Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; [...] para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus." (Atos 4.24,26,28-30)
Os versículos que acabamos de ler fala sobre uma oração que a igreja em Jerusalém fez após Pedro e João terem sido soltos da prisão (4.23). O contexto era que Pedro e João haviam curado um coxo de nascença com mais de quarenta anos de enfermidade (4.22) e por, em seguida, anunciarem a ressurreição dentre os mortos em Cristo (4.3) foram presos e ameaçados. Após esse ocorrido a igreja fez essa famosa oração.

O mais impressionante nessa história é o conteúdo da oração da igreja em Jerusalém. Quando a igreja estava sofrendo repressão e perseguição, eles exaltaram a Deus reconhecendo que O Senhor foi quem criou o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há, depois reconheceram a soberania de Deus afirmando que foi Deus quem predeterminou a perseguição a Cristo e por fim pediram ousadia para evangelizar. E eu fico pensando o quanto essa igreja era santa e estúpida. Santa porque Deus a via assim e estúpida porque pediram uma estupidez. Afinal de contas, em meio a um contexto de perseguição e medo eles pediram ousadia para evangelizar. Já pensou que povo louco?! Mas por que eles pediram isso? A resposta é fácil. Porque essa igreja tinha como prioridade a glória de Deus! Eles entendiam que a glória de Deus era muito mais importante do que até a própria vida. Simples né? Por isso que essa igreja era cheia do Espírito Santo (4.31).

Agora a grande questão é: e nos dias de hoje, qual tem sido o conteúdo das nossas orações? O que tenho visto durante as minhas peregrinações é um povo muito diferente da igreja apostólica. Sinceramente eu fico muito triste porque hoje as pessoas simplesmente não pensam mais nas coisas celestiais e em glorificar a DEUS. O fato é que elas estão realmente preocupadas é consigo mesmas. As orações são comumente egoístas e antropocêntricas. O que eu quero é o mais importante. Eu estou preocupado é com meus problemas, não com a glória de Deus. Perseguição? Nem pensar! Porque fazer algo para Deus se pensar em um Deus que faz tudo por mim é mais legal? Evangelizar? Pra quê? Afinal de contas eu já sou salvo mesmo! E no final das contas, fazemos justamente aquilo que há quase 2.000 anos a bíblia já nos alertava sobre o nosso egoísmo nas orações. Tiago certa vez escreveu "Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres" (Tg 4.2b-3). Temo que seja essa a nossa realidade, um povo que pede para esbanjar em seus próprios prazeres.

Sendo assim, aprendamos dessa gente boa. Se eles em meio a perseguição viveram tal vida de fé, quanto mais nós devemos vivê-la quando temos tudo a nosso favor? Que aprendamos a orar como convém, pensando um pouco mais no que interessa e menos em nós mesmos. Oremos pedindo uma pouco mais da graça de Deus sobre as nossas vidas para servi-lo. Glorifiquemos mais a Deus em nossas orações. Confessemos mais os nossos pecados. E peçamos a Deus ousadia para anunciar a palavra dEle. Esse é um ótimo exercício e rende grandes frutos! Uma alma satisfeita e Deus glorificado!

@LuizAugusto__

1 comentários:

Rhavilla disse...

Oh Senhor Jesus! Neste dia, olha sobre nós com a intenção de cuidar de nós segundo o Teu entendimento. Senhor, cremos que o Teu Espírito ministrará Cristo a nós ternamente, amavelmente, afetuosamente e com encorajamento. Pedimos que não encontres nenhuma resistência em nós, que todo o nosso interior acolha o Teu expandir. Oramos do profundo do nosso espírito que Tu apresses a reprodução de Ti mesmo em todos nós. Senhor, dá-nos a revelação e a expressão para declarar a Ti, que és maravilhoso! Jesus, meu Pai, a Ti seja a glória; para o Teu inimigo, a vergonha; e para todo o Teu Corpo, a bênção. Te pedimos isso em Nome de Jesus. Amém.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...