sábado, 17 de abril de 2010

Esperanças Restauradas

Quantas vezes, diante de situações atribuladas que enfrentamos, nos perguntamos " Deus, por que isso está acontecendo comigo ?". É muito difícil encararmos a dor das derrotas,  o latejar das feridas abertas em nossos corações, a falta da motivação que nos impulsiona à vida. A Missão Federal desta semana nos  convida a analisarmos os nossos corações  e a restaurarmos a esperança perdida em meio as lutas. Em João 11, encontramos um momento difícil na vida de Marta e Maria : seu irmão, Lázaro, havia falecido. O que deixava a situação mais complicada é que elas tinham mandado avisar a Jesus que o mesmo estava doente. Se o Mestre não tivesse se "atrasado", certamente Lázaro não teria morrido.

Jesus amava a Marta, a Maria e a Lázaro(v. 5). Por que não atendeu ao pedido das irmãs e saiu correndo deseperadamente ao encontro do doente? Primeiro, porque Ele não está submetido ao nosso tempo. Segundo , porque havia um propósito maior no seu "atraso": para que Deus fosse glorificado (v. 5). Precisamos entender que os pensamentos do Senhor são mais altos que os nossos pensamentos (Is 55 : 9). Muitas situações que nos desagradam servirão para que Deus seja glorificado em nossas vidas.

Ao chegar em Betânia, onde as irmãs moravam, Jesus é recebido com a frase : "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido". Alguns judeus diziam "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse ?". A morte simbolizava a fim da esperança. Significada que nada mais poderia ser feito. Mediante a situação, Jesus chora. Será o fim? Será mesmo que o que restava a todos era chorar? Não. O Senhor ainda precisava ser glorificado naquele lugar. Muitas vezes agimos como os judeus : nossa visão limitada nos impede de enxergarmos além do natural. Colocamos um ponto final onde caberia apenas uma vírgula. 

Apesar do o ser para as pessoas em Betânia, a morte não era o fim para Jesus. Tempos depois, o mesmo estaria se entregando  numa cruz e com sua ressurreição provaria definitivamente que Ele não estava submetido à morte. Profundamente comovido, Cristo pede para que a pedra do sepulcro onde Lázaro se encontrava fosse removida. O que estaria se passando na mente de Marta e Maria? Esta atitude certamente fez seu corações se machucarem ainda mais. Ver seu irmão morto mais uma vez seria profundamente doloroso. "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias", reluta Maria. Assim como ela, relutamos muitas vezes quando o Senhor deseja que encaremos os problemas de frente. O sepulcro é a máscara da conformação. Insistimos em utilizá-la porque já desistimos de buscar uma solução para as nossas angústias.

"Não te falei que, se você cresse, veria a glória de Deus ?", responde Jesus. Os momentos de luta servem para que coloquemos a nossa esperança no Senhor, não para que a retiremos Dele. "Lázaro, venha para fora!". Obedecendo o ordem de Jesus, Lázaro sai do sepulcro. Imagino um misto de alegria e temor no coração das pessoas ali presentes. Lázaro havia ressuscitado! Com aquela atitude Jesus mostrou quem era: o verdadeiro Filho de Deus. Muitos creram Nele. Sim, a Glória do Senhor pôde ser vista naquele lugar.

Muitos acham que não existe mais solução para suas vidas. Existe sim. Ela se chama Jesus Cristo. É ele quem restaura a esperança em nossos corações.

"Quero trazer à memoria aquilo que me dá esperança." (Lamentações 3:21)

"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."(Salmo 30: 5b)



                                                                                                                                         Júlio César

1 comentários:

Taciana Albuquerque ;D disse...

É verdade! Muitas vezes quando tentamos resolver problemas por nossa conta e nos angustiamos tudo parece ainda mais difícil. O incrível é quando vemos que por confiar e esperar em Deus os problemas começam a se resolver mais facilmente.

"Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará" (Sl 37.5)

- tô adorando o blog :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...